Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Doze ciganos são presos com 30 armas

Um arsenal com 14 armas de fogo, entre pistolas, revólveres e espingardas, algumas de uso restrito, 108 munições e 16 armas brancas, escondido num imóvel ocupado por 40 ciganos de uma mesma família, no centro do município de Boninal, foi apreendido por investigadores da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia (13ª Coorpin/Seabra), na tarde de terça-feira (8).  A Operação Zingaro resultou ainda nas prisões em flagrante de 12 homens da família cigana, três deles com prisões preventivas decretadas pela participação num confronto armado com ciganos rivais, procedentes de Seabra,  ocorrido em Boninal, no dia 28 de abril.
 
Segundo informou a delegada Lorena Braga, coordenadora da 13ª Coorpin, o casarão, no centro de Boninal, fora transformado numa espécie de acampamento, onde ao cumprirem os mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pelo juiz Pablo Venicio, os policiais encontraram, além dos 12 custodiados, mulheres e crianças, entre elas alguns recém-nascidos, espalhados por vários cômodos, em meio às armas e munições.   Ao perceber a chegada dos investigadores, o grupo tentou livrar-se do arsenal, jogando parte pelas janelas.
 
Havia no local, seis revólveres, de calibres 38, 32 e 22; duas pistolas 380 e uma pistola 9 mm, com carregadores; quatro espingardas calibre 12; um rifle calibre 38, dez facões, quatro facas pequenas, dois canivetes, bem como 108 munições dos seguintes calibres: 12, 32, 280, 38, 9mm,  22 e 40. De acordo com os ciganos, o arsenal seria para defesa da família, que segundo eles, poderia ser novamente atacada pelo grupo rival, confrontado no final de abril. As armas apreendidas estão à disposição da Justiça.

 
A delegada Lorena Braga autuou em flagrante por posse ilegal de arma de uso restrito e formação de quadrilha, Nelson Alves da Silva; Laécio Pereira da Silva; Maurício Alves da Silva;Valmir Alves da Silva; Leones Alves da Silva; Genival Pereira da Silva; Cláudio Nogueira da Silva; Orlando Nogueira da Silva; Nelson Nogueira da Silva; Denicrei Nogueira da Silva; Edimilson Nogueira da Silva e José Carlos da Silva. Os policiais também cumpriram os mandados de prisão preventiva de Maurício, Nelson Alves e José Carlos por tentativa de homicídio.
 
Disputa

O confronto entre os dois grupos ciganos rivais, há 11 dias, teve como motivação a disputa de pontos comerciais na cidade de Boninal, segundo apurou a polícia. Estabelecida naquele município, há mais de 30 anos, a família de Nelson, Maurício e José Carlos fora desafiada por um grupo de ciganos de Seabra, que pretendia explorar o comércio de alimentos e outras atividades na cidade vizinha. No embate, três ciganos de Seabra foram alvejados e seguem internados num hospital da região, um deles em estado de coma.
 
Um cigano procedente de Seabra, identificado como Dutra Júnior, chegou a ser autuado por porte ilegal de arma e disparo de arma de fogo em local habitado, sendo liberado, posteriormente, pagando fiança. A equipe da 13ª Coorpin apurou que, depois do confronto, parte do grupo cigano de Seabra mudou-se para o município de Irecê.

Fonte e fotos: Ascom Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário