Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Preso homem acusado de abusar da filha desde a infância

Abusada sexualmente pelo pai desde que tinha oito anos, uma menina residente na Baixa do Camurujipe, atualmente com 12 anos de idade, presenciou, na manhã desta quinta-feira (6), a prisão do agressor, conduzido por investigadores da 4ª Delegacia Territorial (DT) para aquela unidade policial, em São Caetano. O metalúrgico Osmundo Santos de Souza, o “Barriga”, de 49 anos, é reincidente nesse tipo de crime, tendo abusado de uma enteada, de 22 anos, durante boa parte da infância dela. 

Com prisão preventiva decretada pela juíza Janete Fadull, da 2ª Vara de Crimes Contra a Criança e o Adolescente, “Barriga” foi capturado por volta de 10 horas, no imóvel onde mora com a família.  A delegada Rogéria Araújo, titular da 4ª DT, que o indiciou em inquérito por estupro de vulnerável, investigava há dois dias o criminoso, denunciado à polícia por moradores da Baixa do Camurujipe.

Ouvida pela delegada, a menina negou inicialmente estar sendo abusada pelo pai, mas encorajada pela irmã mais velha relatou em prantos  a violência sexual que vinha sofrendo há quatro anos. Segundo ela, o crime acontecia quando a mãe saía de casa, deixando-a em companhia de “Barriga” e dos outros cinco filhos do casal, todos homens e menores de idade.

A vítima informou ainda que era ameaçada de morte pelo pai para não denunciá-lo.  Ao ser levado para a carceragem da 4ª DT, Osmundo  chegou a murmurar que a filha seria punida quando ele saísse da cadeia. “O comentário, ouvido por um investigador, confirmou que a menina sofria ameaças para ser abusada”, salientou a delegada.

A polícia apurou ainda que a mãe da garota chegou a ser espancada por  Osmundo quando lhe questionou sobre o interesse exagerado pela filha. O criminoso deverá ser transferido da 4ª Delegacia Territorial para o presídio.

Foto: Divulgação  

Jovem de 18 anos morre carbonizado em acidente na BR-030


Um jovem de 18 anos morreu carbonizado na manhã desta quarta-feira (5) após sofrer um acidente na BR-030, próximo ao Aeroporto Sócrates Bitencourt no sentido Brumado/Caetité. Segundo informações do site Brumado Notícias, Valdecir Silva Moura estava conduzindo uma motocicleta quando tentou ultrapassar um veículo. Na contramão, acabou batendo de frente com um caminhão. A moto pegou fogo e o jovem foi atingido pelas chamas. Um parente da vítima informou ao site que Valdecir havia comprado a moto na última semana e tinha ido a Brumado para cuidar da documentação para retirada da habilitação. O trânsito ficou lento na rodovia. O motorista do caminhão fugiu do local, mas se apresentou à polícia em seguida dizendo que estava escondido na rodovia com medo de ser linchado. O acidente aconteceu por volta das 8h30.

Itanhém: PM e quatro bandidos morrem em confronto após assalto a banco


Uma troca de tiros terminou com quatro assaltantes mortos, um policial militar baleado e outro morto em Lajedão, no extremo sul da Bahia, nesta quarta-feira (5). O confronto ocorreu após um assalto ao Banco do Brasil de Itanhém. Pelo menos oito homens armados invadiram a agência bancária no início da manhã. Eles renderam funcionários e fugiram com uma quantia não informada de dinheiro em um veículo Tucson, da cor prata, pertencente ao gerente do banco. Horas depois, o carro foi interceptado por policiais do Comando Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Mata Atlântica) na zona rural de Lajedão, onde ocorreu o confronto. Dois PMs foram atingidos e quatro integrantes da quadrilha morreram no local. O soldado Cléber Sousa Costa, 32 anos, foi socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu. Já o soldado Sandro Alves Carvalho foi atingido na cabeça e encaminhado em um helicóptero para o Hospital Regional de Teixeira de Freitas. Segundo a assessoria de comunicação da PM, ele está consciente e tem quadro médico estável. O dinheiro do roubo foi recuperado e está sendo contabilizado. Foram apreendidos com os assaltantes um colete balístico, quatro fuzis 762, uma pistola 9mm, 400 cartuchos, 11 carregadores de 762, dois rádios de comunicação e uma máscara. O material apreendido foi levado para a Delegacia de Medeiros Neto. As informações são do Correio.
(

Malhada de Pedras: Prefeito tenta reeleição, mas é barrado pela Justiça Eleitoral por ser analfabeto


O prefeito e candidato à reeleição em Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, Valdecir Alves Bezerra (PT), teve o seu registro indeferido pelo juiz Genilvaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral de Brumado por ser considerado analfabeto. O pedido de impugnação partiu do Ministério Público Eleitoral que apontou a ausência do petista em duas convocações realizadas pela promotoria para o mesmo fazer declaração com próprio punho para provar seu grau de escolaridade. “Já que se diz alfabetizado, já que assegura saber ler e escrever, por que não compareceu à Justiça Eleitoral para elaborar uma simples declaração de próprio punho?”, questiona o MPE em documento expedido em meado de agosto. “Diversos argumentos nos levam à conclusão de que o senhor Valdecir Alves Bezerra, malgrado já tenha exercido o mandato de prefeito, não está (nem nunca esteve) apto a ser votado, sendo claramente pessoa inelegível por analfabetismo”, diz a promotoria, que ainda afirma apenas desejar o cumprimento da Constituição e que os eleitores tenham a opção de votar em candidato com capacidade de governar por si próprio. Os argumentos foram acolhidos pelo juizado da zona eleitoral de Brumado. A defesa do candidato conhecido como Ceará entrou com recurso sob alegação de que o prefeiturável possui conta bancária, firma reconhecida em cartório e CNH, e que estes fatores “constituem indícios de alfabetização”. Para o juiz da comarca responsável pelo julgamento, os documentos apresentados são insuficientes para a reversão da impugnação. “Em 2004 e 2008 o senhor Valdecir Bezerra requereu registro de candidatura e teve os pedidos impugnados pelo mesmo fundamento: analfabetismo”, relembra a decisão do magistrado. Guimarães diz ainda em sua sentença que os ocupantes de cargo eletivo devem estar em condição de propor, discutir e interpretar normas que disciplinam e direcionam os rumos de toda a coletividade. “Todo Prefeito deve ao menor ler e escrever o suficiente para que possa exercer, com eficiência e segurança, o poder que lhe for outorgado pelos eleitores”, argumenta. Segundo o sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a situação do registro do alcaide é “indeferido com recurso”, ou seja, “o candidato interpôs recurso contra a decisão e aguarda julgamento por instância superior”. Julgamento que deve ser realizado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Feira: Homem é preso com arma utilizada por atiradores profissionais


Por volta das 17h de quarta-feira (5) uma equipe da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), prendeu em flagrante Reginaldo Pereira da Silva, o “Coentro”, 21 anos, morador do bairro Panorama, em Feira de Santana. Segundo a polícia, ele estava de posse de um revólver modelo T.A de calibre 38, onze cartuchos e a R$ 381,00 em dinheiro. “Seguindo determinação do comando da 67ª CIPM, que tem a frente o major Moraes, estávamos realizando abordagens no bairro Feira VII, com intuito de inibir as ações criminosas naquela localidade, quando avistamos o acusado transitando em uma moto em atitude suspeita. Tentamos abordá-lo, mas o mesmo empreendeu fuga, sendo alcançado no final de linha do bairro, ao ser abordado”, relatou o tenente Muniz. Ainda segundo o militar, a arma e as munições apreendidas não são modelos encontrado rotineiramente. “Trata-se de uma arma extremamente precisa com um grande poder letal utilizada por atiradores profissionais”, disse Muniz informando que o acusado tem diversas passagens na delegacia. Além do tenente Muniz, participaram da ação, os soldados Moreira e Vasconcelos.
(