Páginas

sábado, 16 de junho de 2012

65 dias sem aula: 'Forrozinho' dos professores causa tumulto na ALBA

Os alunos do ensino público do Estado da Bahia já estão há 65 dias sem aulas. Acampados na porta da Assembleia Legislativa desde então, na Avenida Paralela, CAB, nesta sexta-feira (15), os professores decidiram organizar um 'forrozinho' - assim foi batizado o evento pelo presidente da Associação dos Professores do Estado da Bahia, Rui Oliveira.

"Tudo começou quando colocamos o carro de som. A polícia foi chamada para nos retirar do local. Houve um pequeno tumulto, mas intermediei e resolvemos. 
Iremos fazer nossa confraternização de São João às 16h, mas decidimos em colocar o carro no estacionamento que fica na parte de baixo. Terá pé-de-serra e canjica", afirmou Oliveira.

À equipe de reportagem do Bocão News, Rui informou que no momento do tumulto o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, não estava na casa. A nossa redação tentou entrar em contato com Nilo diretamente, bem como com a assessoria do parlamentar, mas não obteve êxito.
 
 
Neste sábado (16), os professores irão se reunir e aguardar um retorno do Governo do Estado. "Enviamos uma contra-proposta. Nela, solicitamos a revogação da lei que transformou salário em subsídio e o parcelamento dos 22,22% para este ano", afirmou Rui Oliveira. Já na próxima terça-feira (19), uma nova assembleia será realizada às 9h, para decidir os rumos do movimento.


Proposta do governo
 
Rejeitada no dia 5 deste mês, a última proposta apresentada pelo governador Jaques Wagnerfoi aumento real de 22% a 26% por meio de promoções nas carreiras, entretanto o parcelamento iria até abril do próximo ano. Além disso, foram oferecidos 7% de aumento em novembro e outros 7% em abril de 2013, e os 6,5% que foi concedido pelo governador seriam mantidos. Ainda de acordo com a proposta, para receber promoções, que não é válida para aposentados e licenciados, os professores teriam que fazer um curso à distância.

Foto: Roberto Viana// Bocão News

Ladrão rouba envelope de doações a igreja evangélica em Jacobina

Um homem foi preso depois de roubar envelopes com doações de fiéis a uma igreja evangélica em Jacobina, a 330 km de Salvador, segundo a Polícia Civil.

A polícia informou que Carlos André Sampaio Santos, 23 anos, é foragido da Justiça procurado no Piauí, acusado de crimes contra o patrimônio. De acordo com  nota publicada no Correio, o
 próprio ladrão, descoberto, confessou aos policiais que enterrou os envelopes com dinheiro em um terreno próximo à igreja. O valor foi recuperado e devolvido.
 
Carlos foi indiciado por furto. Ele estava em Jacobina morando com a mãe há cerca de dois meses, fugindo de um mandado de prisão preventiva em aberto expedido pela 4ª Vara Criminal de Teresina. Ele já tinha passagem pela polícia também na cidade baiana - foi preso por roubar uma motocicleta em 2006.

Garoto é assassinado por causa de uma sandália

Na manhã desta sexta-feira (15), o  garoto Almir Carvalho dos Santos, 13 anos, foi assassinado em um local conhecido popularmente como “Casinhas”, na quadra B, entre o Bairro Mangabinha e Bananeira, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia.
 
De acordo com a polícia, ele foi morto com um tiro no peito, disparado por outro menor. O motivo do crime teria sido uma briga por causa de uma sandália da marca Kenner. Testemunhas disseram que Almir saiu correndo, mas o outro adolescente foi atrás e efetuou um disparo que atingiu o peito do garoto, que morreu na hora.
 
O corpo do jovem foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT).