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terça-feira, 29 de maio de 2012

Senhor do Bonfim gasta mais com o São João do que com a seca

Os Ministérios Públicos estadual e federal recomendaram aos gestores municipais de Senhor do Bonfim, a 185 km de Salvador, que adotem medidas de contenção de gastos na realização da festa de São João 2012, com o objetivo de melhorar as condições financeiras e técnicas para a execução de ações para minimizar os efeitos da seca. A recomendação, feita pela promotora de Justiça Ítala Suzana da Silva Carvalho Luz, da 4ª Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim, e pela procuradora Gabriela Barbosa, da Procuradoria da República de Campo Formoso, levou em conta a disparidade entre o valor aplicado em ações de combate à seca e o montante destinado aos festejos juninos. Enquanto o município reservou R$ 114.067,80 para a seca, previu um gasto de R$ 965.00,00 com a festa, dos quais R$ 580.600,00 são destinados apenas a pagar as atrações musicais. O município de Senhor do Bonfim está com situação de emergência decretada desde o dia 18 de janeiro de 2012, por força dos prejuízos advindos da seca que assola a região. Dentre os fundamentos apresentados pela prefeitura para o decreto de emergência está a “precariedade do município em dispor de recursos financeiros para prestar socorro às famílias prejudicadas”, argumento considerado pelas autoras da recomendação contraditório com a aplicação de “vultosos recursos para o custeio de despesas destinadas a eventos festivos”. Para tentar amenizar a situação, o Poder Executivo Municipal já adotou algumas providências, dentre as quais merece destaque a redução da duração dos festejos, de cinco para três dias, gerando uma economia de R$ 288.700,00. Este ano o São João de Senhor do Bonfim contará com recursos do Ministério do Turismo para a infraestrutura (palco, som, iluminação), orçados em R$300 mil. Para as atrações está previsto o contrato de R$ 869.300,00. A empresa Osvaldo Marley Granja Mariano Filho - Representação e Produção de Eventos -, com sede em Juazeiro, mais uma vez ficará com a responsabilidade de contratar os artistas. Sobre as reclamações referente aos valores, o prefeito Paulo Machado se defende em afirmando que “nosso São João não pode ser menor que os de Amargosa, Cruz as Almas e outras cidades da Bahia, porque superam os demais pela diversidade cultural, a receptividade da população e pela tradição que faz do nosso festejo o melhor da Bahia e um dos maiores do Brasil” – diz o prefeito. “É preciso entender que sempre haverá as aves de mau, os pessimistas e críticos de plantão. Ainda mais que este ano é ano eleitoral, e se tem de queimar o prefeito de qualquer forma. Mas não abriremos mão de realizar uma festa digna e atraente em nossa terra. Estamos captando recursos. O investimento nas atrações não é muito diferente do que se fez nos anos anteriores” – comentou Paulo Machado.
Confira a relação e valores:
Flavio José 20/06/2012 - valor R$ 95.000,00
Desejo de Menina 21/06/2012 - valor R$ 70.000,00
Tinho do Acordeom, dia 21/06/12 - valor R$ 5.500,00
Banda Saia Rodada, dia 21/06/12 - valor R$ 95.000,00
Zezinho da Ema – A Favorita, dia 22/06/11 - valor R$ 21.500,00
Sergio do Forró, dia 22/06/12 - valor R$ 16.000,00
Flavio Leandro, dia 22/06/12 - valor R$ 37.500,00
Clã Brasil, dia 22/06/12 - valor R$ 42.800,00
Banda 3 Desejos dia 23/06/12 - valor R$ 60.000,00
Brega e Vinho, dia 23/06/12 - valor R$ 37.500,00
Matingueiros, dia 23/06/12 - valor R$ 21.500,00
Trio Nordestino, dia 24/06/12 - valor 48.000,00
Banda Magníficos, dia 24/06/12 - valor R$ 90.000,00
Trio Bahia, dia 24/06/12 - valor R$ 32.000,00
Joquinha Gonzaga, dia 24/06/12 - valor R$ 27.000,00
Alcymar Monteiro dia 25/06/2012 - valor: R$ 95.000,00
Zelito Miranda, dia 25/06/2012 - valor R$ 48.000,00,
Valor total do contrato R$ 869.300,00.
(Bocão News)

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